Pipe House - O Hospital dos Cachimbos
 HOME
 Quem Somos
Notícias
 Cachimbos Couto
 Conselhos utéis

NOTÍCIAS

Cachimbos de Pau Rosa
Quando comecei a reparar cachimbos em 1976, era comum falar-se em cachimbos de roseira.
Difícilmente se acreditava que os troncos de uma roseira servissem para fazer cachimbos, já que a madeira era esponjosa e sem consistência, inadequada assim para qualquer trabalho em madeira.
No entanto, os fumadores continuavam a falar nessa possibilidade apesar de um autor brasileiro, Carlos Alberto de Ranieri, no seu livro “Sua Excelência o Cachimbo” afirmar que não existem cachimbos de roseira, invocando uma confusão com o mesmo termo na Língua Inglesa.
Estou actualmente em condições de afirmar também de que não existem cachimbos de roseira, pois Eu adquiri um cachimbo de Rosewood (Pau Rosa).
Não é pois de roseira que são feitos os cachimbos, mas sim em Pau Rosa.

Pau Rosa


Designação dada a uma árvore da família das litrácias e das leguminosas, originária da Amazónia cuja madeira, de côr castanho avermelhada, é muito utilizada na marcenaria.
É considerada uma madeira de cheiro pois, quando cortada, verte um óleo a que se dá o nome de Linalol, do qual se faz perfume.

Adquiri há algum tempo um cachimbo de Pau Rosa, com um fornilho alto, magníficas fibras, ligador quadrado, boquilha com sela e gravação na madeira Exotic Rosewood, e finalmente uma anilha em ouro com a gravação Exotic Rose Wood 1/20 14K GF, dispondo ainda de um simbolo de marca registada ®.
Penso que terei acabado com a designação de roseira, e dado a conhecer o cachimbo Pau-Rosa que, para mim, habituado a lidar com madeiras de cachimbos, era inconcebível. A partir de agora acabou-se a dúvida, existem cachimbos de Rosewood e eu tenho um.
Falta-me agora saber quem o construiu e a quem pertence a marca registada.

A Bíblia do Cachimbo
Acendedor - Existem acendedores a gás com chama lateral, próprios para cachimbos. O cachimbo, deve no entanto acender-se com fósforos de madeira, afim de não danificar os topos dos fornilhos.

Acácia - Madeira utilizada na fabricação de cachimbos.

Achille Savinelli - Fabricante italiano de cachimbos, tendo a sua empresa sido fundada em 1876.

Acquérogiola - Termo italiano dado à formação de humidade no interior do cachimbo (condensação).

Acrilyte - Nome dado ao acrílico para fabrico de boquilhas.

África - Pensa-se que o tabaco tenha começado a ser fumado neste continente cerca do século XV, recorrendo a cachimbos, por influência dos navegadores portugueses que o terão trazido da América.

Água no cachimbo - Os fabricantes tentam resolver o problema da aquosidade com a introdução de antecâmaras antes do ligador, bem como de equilibradores metalicos. No entanto, pensamos que a melhor forma seja adquirir uma simples técnica de fumar, aspirando lentamente de forma a que os vapores não aqueçam demasiado e portanto não haja excessiva destilação, isto é, uma quebra muito rápida da temperatura desde o fornilho até a boca do fumador.
Assim acontecendo, a condensação já ocorrerá na boca sem a formação de líquidos de mau sabor. Claro que se pretenderá também que o fumo entre na boca o mais frio possível.

Alcool - Para uma maior aderência, as essências são normalmente misturadas com álcool nos lotes de tabaco. Com a sua evaporação, fixam-se sabores e odores.

Âmbar - Substância proveniente da fossilização da resina dos pinheiros, soterrados à milhares de anos, especialmente o pinns succifer.
Assemelha-se a vidro, oscilando a sua coloração desde o amarelo ao castanho/marron. É de difícil manuseamento, por ser extremamente quebradiço sendo utilizado em boquilhas de cachimbos de Meerschaum.

Amberóide - Material sintético utilizado como imitação do âmbar. Trata-se de um composto de glassite, resina colorida, gedanite, kar-gum, copal, vidro e vários compostos químicos acrescido do odor a pinheiro.

Ambrolith - Material que imita o âmbar (sintéctico).

Ambrolith - Resina sintética com que se fazem boquilhas.

Anatólia - Local onde se encontra uma das melhores qualidades de Meerschaum.

Anilha - Aro em metal que “abraça” o ligador para evitar que este estale, ou para encobrir o estalamento, ou ainda para o embelezar. Normalmente é feita em ouro, prata, latão ou qualquer outro material decorativo. Algumas marcas de cachimbo trazem já anilhas de origem.

António Couto - Reparador de cachimbos desde 1976, e fabricante desde 1998.
O novo "design" introduzido criou alguma controvérsia.

Apoio dental - Parte terminal da boquilha que se introduz na boca e é sustentada pelos dentes.

Apple - Forma clássica de cachimbo.

Aquosidade - Adoptamos esta palavra quando nos referimos à formação de humidade no cachimbo.


Argélia - Um dos países onde cresce uma das melhores qualidades de urze para a fabricação do cachimbo.


Argila - Substância com que se fazem cachimbos.
No sec. XVII, foram feitos muitos cachimbos de argila na Inglaterra.

Aroma - É o gosto do tabaco quando se fuma, mas não o seu cheiro antes da combustão.

Aromático - Os tabacos aromáticos são pertença de algumas marcas que conservam as suas receitas no maior segredo.

Aromáticos - Introdução de aromas alheios ao tabaco que se deve à adição de essências e outros compostos, sendo alguns conservados em segredo pelos fabricantes de tabaco para cachimbo. Alguns fumadores mais “puristas” não aceitam esta introdução, por destruir o aroma natural do tabaco.

Arrefecimento - Dispositivos de metal, geralmente de alumínio, introduzidos no interior do fornilho para equilibrarem a temperatura da destilação quando os vapores do tabaco roçam por eles. Evita-se assim grande parte da formação de humidade, proveniente do aquecimento do tabaco.

Articulado - Cachimbo de bolso de dimensão reduzida que dobra a boquilha para caber no bolso pequeno do casaco. É usado em cachimbadelas breves no intervalo de sessões de cinema, teatro, ou desportos.

Ásia Menor - Em vários países desta região existem minas de onde se extraem blocos de Espuma do mar, o mesmo que Meerschaum.

Aspectos Exteriores - Podem ser lisos, rugosos naturais, rugosos à mão, rugosos à maquina, ou artesanais, com uma infinidade de motivos.

Balsa - Madeira usada para filtros de cachimbo.

Bananeira - As folhas de bananeira eram usadas em África como cachimbos, fazendo um cone e introduzindo o tabaco no seu interior.

Banda - Nome dado às anilhas aplicadas no exterior do ligador, para reparação ou embelezamento.

Baumheide - Em alemão, o mesmo que urze”.

BBB - “BRITAIN’S BEST BRIAR’S”, fabricante de cachimbos inglês.
Em Portugal são conhecidos por TRÊS-BÊS.

Benson e Hedges - Fabricante inglês de cachimbos.

Betume - Massa usada para encobrir deficiências na madeira, feito à base de pó de pedra. Os defeitos encobertos são de seguida disfarçados com uma pintura ou envernizamento.

Big-Ben - Fabricante inglês de cachimbos.

Bondier - Fabricante francês que no ano de 1851 construiu a primeira fabrica de cachimbos de urze em França, juntamente com dois sócios Doniger e Ganneval.

Boquilha - Extensão do cachimbo, de material diferente do fornilho. Conduz o fumo à boca e suporta o fornilho. Numa extremidade tem o dental e na outra o espigão que entra no ligador.

Bowl size - Em inglês significa a medida do fornilho.
A Dunhill tem cerca de seis medidas.

Branco de Baleia - Substância proveniente da baleia com a qual são revestidos os cachimbos originais de Espuma do Mar, para permitir uma melhor condutibilidade do calor e a impermeabilização desta substância.
Ao Branco de Baleia se deve posteriormente a formação de uma bela PATINE, castanho/marron.

Braseiro - O cachimbo de braseiro era utilizado pelos povos de África, e consistia em abrir no chão um pequeno forno onde se queimava folhas de cânhamo, tabaco, e outras, cujo fumo se aspirava por uma cana de bambu.
Este sistema foi muito usado pelos militares na primeira Grande Guerra.

Brasil - Os portugueses encontraram a planta do tabaco no Brasil.

Brebbia - Fabricante italiano de cachimbos.

Brere - Em inglês antigo o mesmo que um certo tipo de roseira, daí a confusão com Bruyère em francês, ou Briar em inglês, que significam urze.

Brezo - Em italiano o mesmo que urze.

Briar - Em inglês, o mesmo que urze.

Bright - Tabaco especialmente distinguido pela sua cor muito clara, devido à maturação ser feita com muito Sol. Cresce na Virgínia e no norte da Carolina.
Entra nas misturas de tabaco para cachimbo.

Bruyère - Em francês, o mesmo que urze.

Bulldog - Forma clássica de cachimbo.

Bundo - O mesmo que Quimbundo, lingua dos negros no norte de Angola.

Burley - Tipo de tabaco que cresce em Tenerife e Kentucky nos Estados Unidos, e que entra nos lotes das misturas aromáticas para cachimbos.É considerado um dos melhores tabacos do mundo.

Butz-Choquin - Marca de cachimbos muito conhecida, tendo o nome nascido em 1858 da combinação dos nomes dos fabricantes , Gustave Butz e Etien Choquin.

Cachimbadela - Acto de cachimbar.

Cachimbão - Cachimbo muito grande.

Cachimbar - Fumar cachimbo.

Cachimbeiro - Fumador de cachimbo.

Cachimbo
de Comboio - No comboio ou no automóvel deve usar-se um cachimbo curto, direito e do tipo liso. Para uma viagem nocturna, usar do tipo rugoso.
Por vezes pode colocar-se um protector no cachimbo, para evitar que salte tabaco a arder.

Cachimbo com tampa - Usa-se nos cachimbos fumados em viaturas quando está muito vento.
Uma tampa de metal, por vezes em prata, para evitar a saída de tabaco em combustão.

Cachimbo da Cidade - Na cidade e no trabalho deve-se usar um cachimbo direito, pouco comprido e de tipo rugoso.

Cachimbo de Campo - Deve-se usar um cachimbo direito ou ligeiramente curvo com fornilho espesso, devendo ser rugoso no Inverno.

Cachimbo de Casa - Em casa deve-se usar um cachimbo curvo de boa capacidade numa só fumada até ao fim, ou no máximo duas.

Cachimbo de mulher - Além do cachimbo ser menos prejudicial que o cigarro, não enegrece os dentes nem os dedos, coisa muito desagradável numa mulher.

Cachimbo de urze - Os primeiros fabricantes de cachimbos em urze foram os soldados franceses no período da guerra franco- prussiana.

Cachimbo Divino - Nome dado aos cachimbos de espuma do mar (meerschaum).

Cake - Em inglês, o mesmo que crosta de carvão.

Calábria - Região meridional de Itália onde nasce uma das melhores urzes do mundo (Erica arborea) para a fabricação do cachimbo.

Calcador - Utensílio usado para apertar o tabaco no fornilho, normalmente metálico, de formato redondo, fazendo geralmente conjunto com outros utensílios (raspadores e desentupidores). A sua função é a de abrandar a combustão para não acelerar o aquecimento.

Caldeira - O mesmo que forno ou fornilho.

Calumet - Cachimbo de paz utilizado pelos indios, e passado de mão em mão quando na finalização dos acordos de paz.

Canadiano - Tipo de cachimbo em que o ligador tem um comprimento bastante grande sendo a boquilha muito curta.

Cânhamo - Planta fumada em cachimbos de antigas tribos indígenas.

Capital do cachimbo - A urze cultiva-se em força em redor de Saint-Claude, sendo considerada a capital do cachimbo pela quantidade de fabricação ali existente.

Carbonização Inicial - Acto que precede a utilização do cachimbo pela 1ª vez dando origem à criação do carvão protector.
Escolher um bom tabaco, encher até ¾ do fornilho, fumar lentamente sem muito aquecimento e até ao fim. Em dez a quinze sessões o cachimbo estará protegido por uma crosta de carvão.

Cardador, José - José Cardador foi o artesão português do cachimbo. Dispunha de uma colecção que prometeu legar ao Museu de Évora, não tendo no entanto sido cumprida a sua vontade.
Os seus cachimbos, com uma grande variedade de formas e motivos decorativos, estão puncetados com a marca CARDADOR.
Trabalhei cerca de dois anos nos seus cachimbos, fazendo as aberturas dos fornos e executando as boquilhas até ao seu falecimento.

Cardeal Lorraine - Também co-autor da introdução em França da planta do tabaco como planta medicinal.

Carl Kovacs - Primeiro fabricante de cachimbos de Meerschaum que se conhece, originário de Budapeste.

Carnauba - A cera de carnauba é utilizada para o enceramento de cachimbos.

Carolo - Cachimbo feito com a maçaroca do milho, muito usado na América. Umas das personalidades que lhe deu maior projecção foi o General Mac Artur na última Grande Guerra.

Carvão - A forma de proteger a madeira do fornilho, é a formação de uma capa de carvão, com a finalidade de não deixar arder a madeira. Tem no entanto que possuir uma determinada espessura, que vai de 1 a 3 milímetros conforme a dimensão do fornilho.


Casquilho - Peça metálica em forma de tubo que se introduz no interior do ligador, quando este se encontra estalado ou muito largo.


Castello - Importante fabricante de cachimbos, peças únicas feitas à mão.

Cathérine de Médicis - Foi Regente de França depois da morte de François II, tendo sido a maior impulsionadora do cultivo do tabaco em França, como planta terapêutica para fins medicinais.

Caulino - Tipo de argila para o fabrico de cachimbos de porcelana.

Cedro - Madeira utilizada na fabricação de cachimbos.

Celuloide - Substância que foi usada para fabricar boquilhas mas depois abandonada, por ser considerada prejudicial à saúde.

Cerejeira - Madeira muito utilizada para o fabrico de cachimbos artesanais, sobretudo em França.

Charatan - Fabricante Russo de cachimbos, que montou uma fábrica em Inglaterra.

Cherrywood - Em português, madeira de cerejeira.

Chifre - Osso de animal do qual se fazem boquilhas e outros componentes para cachimbos. Também se fabricam cachimbos e acessórios.
Serve para fazer boquilhas, no entanto é mais utilizado em cachimbos artesanais.

Churchwarden - Nome dado ao cachimbo com boquilha comprida, podendo ser feito em urze ou clay.

Cigar Divan - Por volta de 1830, as casas de fumo em Inglaterra aumentaram o bem estar dos fumadores, introduzindo sofás e outros mobiliários mais atractivos.

Cigarro - Esta forma de fumar a folha de tabaco não aproveita todas as potencialidades provenientes da destilação, além de se tornar mais prejudicial, pela absorção do fumo provocado pela combustão do papel.

Cinza - Outrora a cinza dos cachimbos era doada aos Deuses como oferenda, pelos intervenientes em rituais religiosos.

Ciocco - Vento que sopra da costa de África para a Europa e que tem uma importância muito grande na qualidade da madeira de urze que nasce na costa Mediterrânica.


Classificação - Os ebauchons quando cortados são divididos em quatro dimensões, e de seguida são cozidos entre 12 a 24 horas com produtos quimicos para tornar a madeira inerte.Vão depois secar durante seis meses antes de serem trabalhados.

Clay - Cachimbo em argila muito usado na América antes do aparecimento do cachimbo de urze, normalmente com figuras ou ornamentos vários.

Cleener - Escovilhão de limpeza

Coffee House - Casas especialmente preparadas para fumar tabaco que se difundiram em Inglaterra.

Combustão - A combustão do tabaco no interior do fornilho atinge temperaturas que rondam os 750/800 graus.

Condensação - Fenómeno que ocorre com a destilação do tabaco após o seu aquecimento.

Confréri des Mâitres Pipiers - Espécie de Irmandade que todos os anos promove uma cerimónia de iniciação para fumadores, e a divulgação do cachimbo.

Confrérie des Mâitres Pipiers De Saint Cloud
Sindicato francês dos Mestres Fabricantes de Cachimbos.

Contracção - O excesso de carvão pode levar à ruptura da madeira do fornilho porque a contracção do carvão é mais lenta que a da madeira, peo que deve haver cuidado no manter da espessura correcta do carvão.

Cool - Em português, frio, o estado em que o fumo deverá entrar na boca do fumador.

Corn Cob - As maçarocas para a fabricação destes cachimbos têm de secar 2 anos. Cada maçaroca produz dois fornilhos após a divisão em duas metades.

Corneta - Cachimbo usado pelos povos do Congo, feito de folha de bananeira enrolada em forma de corneta.

Corsário Jean Bart - Atreveu-se a fumar cachimbo diante do Rei Luís XIV.

Córsega - Região da Itália onde cresce urze de boa qualidade.

Cotton Pipe Cleaner - Em inglês, o mesmo que escovilhão.

Cozimento - A madeira de urze, logo que desenterrada, é cozida durante 12 a 24 horas para soltar as resinas e gomas. Este processo conduz à sua estabilização, juntamente com a adição de alguns produtos químicos.

Cristóvão Colombo - Terá sido um dos primeiros europeus a tomarem contacto com os fumadores de cachimbos índios e a transportar este costume para a Europa.

Crosta - Nome dado à capa de carvão no interior do fornilho, que vai de 1 a 3 milímetros.

Cullotage - Acção de criar o primeiro carvão como protector do cachimbo.

Cultivo - Pensa-se que 100 milhões de pessoas em todo o Mundo vivem do cultivo do tabaco.

Cultivo de urze - São necessários entre 20 a 50 anos para que a urze atinja uma espessura de 10 a 20 cm.

Cura - Processo de tratamento da folha do tabaco até que possa ser fumado. O processo de cura do tabaco pode ser efectuado de quatro formas diferentes: seco ao ar, ao sol, por ar quente e pelo fogo.

Cura de ar - É através desde sistema que o tabaco é curado, fazendo-se circular ar pelas folhas de tabaco, estrategicamente arrumadas em secadores especiais.

Curvo - Formato de cachimbo que devido ao equilíbrio da sua forma não necessita de muita força dental. Próprio para leitura e para quem se movimenta em ambientes com muita gente, ou para a condução de automóveis. No entanto há que ter cuidado, porque a sua forma aumenta a entrada de saliva para o fornilho, especialmente se estiver apagado.

Destilação - O tabaco ao ser queimado no fornilho do cachimbo produz uma destilação que dá lugar a um liquido que penetra na madeira, dando lugar ao que chamamos a patine, deixando passar um odor muito próprio para o exterior, através da porosidade da madeira.

Duca di Milano - Segunda marca da Savinelli

Ebauchons - São os pedaços de urze cortados para a fabricação de cachimbos.

Ebonite - Cautchu vulcanizado, ou seja, borracha misturada em estado liquido com enxofre e sujeita a um processo de vulcanização em auto-claves com vapor de água. Deste aquecimento resulta o seu endurecimento, sendo até hoje impossível fazê-lo voltar ao seu estado original.
O inventor do ebonite foi Charles Goodyear em 1839.

Écume de mer - O mesmo que Espuma do mar ou Meerschaum. A sua formula segundo alguns entendidos é MG13 O6 (OH)4. Trata-se de um derivado de origem orgânica, de minúsculos animais marinhos similares ao coral, que existem à milhões de anos. Aparece em blocos à profundidade de 70/80 metros, junto às costas dos países da Europa central e também na costa de África. A origem do nome Espuma do Mar deriva da sua pouca densidade, e de flutuar à superfície do mar assemelhando-se a espuma.

Electrostático - Diz-se que os arrefecedores em forma de espiral provocam reacções electrostáticas, que fazem diminuir a formação de humidade no cachimbo.

Encerado - Os cachimbos de boa qualidade só são encerados, quando as suas fibras são belas.

Enchimento - É boa norma não encher novamente o cachimbo com tabaco enquanto este ainda estiver quente.

Envernizado - Depois de pintados a imitar os veios de madeira, muitas vezes os cachimbos são envernizados para encobrir defeitos tapados com betumes.

Ephestia Elutella - É um parasita do tabaco que prefere as qualidades que contenham muito açúcar nas suas folhas.

Equilibrador - Entendemos que a introdução dos chamados filtros metálicos não se quaduna com esta designação, pois não actuam como filtros, acumulando apenas alguns depósitos de gomas provenientes da destilação. A sua função é sim, a de equilibrar a temperatura.Passámos a chamar-lhe "catalizador" devido ao seu trabalho de "catálise", evitando a formação de líquido.


Equilibrador de
temperatura - Temos utilizado este termo pela primeira vez, porque consideramos que era a sua finalidade. Vulgarmente usava-se o termo de filtro,o que nos parece inadequado porque não filtrava nada, ficando apenas aderente à sua estrutura,os restos de produtos da combustão. O que realmente se consegue, pela sua estrutura metálica, é que absorve e retem calor, de forma a que a condensação seja progressiva.

Erica Arborea - Nome científico da urze.
Calcula-se que a sua utilização para a fabricação de cachimbos de tabaco tenha sido levada a cabo em primeiro lugar pelos franceses, cerca de 1870.

Erva da Rainha - O embaixador de França na côrte de Portugal, Jean Nicot, levou para França a planta do tabaco que ofereceu à sua Rainha, daí o nome de Erva da Rainha.

Erva de Santa Cruz - Era assim denominada a planta do tabaco, por ter sido enviada para Roma pelo Núncio Apostólico de Lisboa, à época, Cardeal de Santa Cruz.

Erva Santa - Nome pelo qual era conhecida a planta do tabaco, devido aos seus poderes curativos descobertos no século XIX.

Esboço - O mesmo que ebauchon.

Escovilhão - Utensílio aramado com algodão embutido que se introduz no furo da boquilha e ligador, para a limpeza dos resíduos da destilação que acabam por produzir entupimentos.

Escultores - Em 1850 , Gaaneevar, Bondier, Domiger e a GBD eram os mais conhecidos fabricantes de cachimbos de meerschaum em França. Durante a Belle Epoque em Paris, existiam 80 escultores em dois estabelecimentos, a Mathiss e a GBD, que produziram as mais belas obras.
Na Alemanha, desde meados do século XIX até à época nazi fizeram-se belas esculturas, assim como em Praga, Viena e Milão. Mais de cinquenta fabricas com 10 a 15 escultores cada, os carvers, especializaram-se em figuras.
Em 1880 mais firmas francesas solicitaram a presença de carvers para trabalhos em meerschaum, fazendo-se notar a habilidade dos judeus para este tipo de trabalho.

Esculturas - As melhores esculturas em cachimbos de meerschaum foram produzidas em Viena, Hamburgo e Budapeste. Na Turquia, grande fornecedor de matéria prima, também se produz este tipo de cachimbo, embora a sua qualidade escultórica não seja a melhor.

Os judeus foram os melhores escultores deste tipo de cachimbo.

Escurecimento/mancha - Quando se nota um escurecimento na parte exterior do vaso, é quase certo que não se está a fazer uma boa carbonização do forno. Dir-se-ia mesmo que o cachimbo perdeu a saúde. É pois necessário ter cuidado e não deixar aquecer o vaso em demasia.

Espalhador de fumo - Com a forma de V no interior dental, destina-se este ao espalhamento do fumo dentro da boca. Existem no entanto outras boquilhas com outros artificios para o não queimamento da lingua.

Espessura de carvão - A espessura da crosta deve oscilar entre:
. três milímetros para um cachimbo grande
. dois milímetros para um cachimbo médio
. um milímetro para um pequeno.

Espigão - Parte do extremo da boquilha que embute no fornilho.

Espigo - O mesmo que espigão.

Espuma do mar - O mesmo que Écume de mer e Meerschaum. Actualmente, os cachimbos feitos desta substância já não são totalmente cortados de blocos, sendo vulgar ver-se cachimbos com figuras fundidas em moldes, depois de feita uma argamassa com diversos componentes. Os verdadeiros cachimbos de meerschaum eram esculpidos como verdadeiras obras de arte.

Essência - São usadas varias essências nas misturas de tabaco para cachimbo.

Estalamento - Os fornilhos estalam quase sempre pelo excesso da espessura do carvão protector. A dilatação do carvão é diferente da madeira, provocando a rotura. Deve-se manter a espessura correcta entre 1 e 3 milímetros, conforme a dimensão do fornilho.

Estalamento inicial - Para evitar o estalamento da madeira (raiz de urze) é necessário que, após desenterrada, seja cozida o mais rapidamente possível para estabilizar a secagem.


Evaporação - Período em que a urze começa a secar, e que se pretende seja lento, utilizando sistemas apropriados para que a madeira não estale .

Fabricação
do Cachimbo - As fábricas estabelecem um desenho para o cachimbo, o mais uniforme possível, mas grande parte tem de ser feito manualmente, daí nunca se encontrarem dois cachimbos iguais. A adaptação da boquilha é um dos factores onde se nota essa diferença, pelo que não existem normalmente boquilhas “standard”, tendo cada uma que ser adaptada ao cachimbo correspondente.

Fabricação da boquilha - Os materiais utilizados na sua fabricação são: ebonite, plástico, madeira, marfim, latão, alumínio, chifre e âmbar, entre outros.
A sua forma pode ser: redonda, quadrada, oval, direita, curva, com sela, ornamentada entre outras.


Falcon - Fabricante inglês de cachimbos.

Filtro - Existem muitos tipos de filtros: papel, granulado, madeira, entre outros.
É vulgar chamar-se filtro aos adaptadores em alumínio aplicados no interior do ligador.
Quanto a nós, a sua função é mais a de equilibrar a temperatura do ar da destilação. No entanto, sempre vai aderindo alguma nicotina e outras substâncias que resultam da condensação.

Flame - É o desenho da fibra de madeira de forma
curva, imitando uma chama .

Floc - Em francês, o mesmo que espigão.

Focolaio / Fornello - Em italiano, o mesmo que fornilho.

Forneau - Em francês, o mesmo que fornilho.

Fornilho - O mesmo que forno.

Fornilho queimado - Introduzimos uma forma de salvar os cachimbos que arderam no interior do fornilho, através da aplicação de uma argamassa no seu interior.

Fornilho revestido - Fabricam-se cachimbos de urze com revestimento interior do fornilho em espuma do mar.

Forno - É a parte do cachimbo onde se queima o tabaco e se dá a sua consequente destilação.

Fósforos - Sempre que possível devemos acender o cachimbo com fósforos.

Foyer - Em francês, o mesmo que fornilho.

França - Calcula-se que existem neste país 700.000 fumadores com cachimbos fabricados na região do Jura, em França.

Freixo - Madeira utilizada na fabricação de cachimbos.

Fresco - O fumo deve chegar à boca do fumador, o mais fresco possível.

Fumador
Carbonizador - Parece história mas não é. Há alguns anos atrás, os fumadores de cachimbos ao comprarem um cachimbo novo, entregavam-no a um pescador na Nazaré ao qual pagavam o tabaco, e voltavam mais tarde para o recolher, já carbonizado, isto é, com a crosta de carvão já formada.


Fumigação - Acto de queimar folhas de plantas em cerimónias religiosas , fazendo aspergir o fumo com os seus aromas nos locais e nas pessoas. Consta que em algumas cerimónias o fumo do tabaco era lançado sobre eles.

Fundo húmido - Quando o fundo do fornilho estiver húmido depois de se fumar, é uma indicação de que não fumámos bem. Deve ser retirado o tabaco húmido, esperar que o cachimbo seque a humidade, e só depois voltar a fumar o mesmo cachimbo. De qualquer forma, se não quisermos esperar muito tempo, devemos utilizar um tabaco mais seco e de picadura forte.

Fundo Postiço - Por uso irregular do descarbonizador, o fumador perfura o fundo do fornilho. Tem então que se adaptar um fundo novo em madeira, feito por nós.

Galatite - Material usado na fabricação de boquilhas.

Gambier - Tipo de cachimbo em argila endurecida que normalmente aparece com motivo figurativos, oriundo dos Estados Unidos.
Usavam este material pela dificuldade de obtenção de madeiras de boa qualidade.

Gambier - Cachimbo em terracota, muito usado em França durante o sec. XIX.

Gatear - Acto de aplicação de arames metálicos nos fornilhos estalados, os gatos. Fomos os percursores deste processo de restauro dos fornilhos em Portugal.

Gatos - Arames metálicos para a reparação de rachaduras nos fornilhos, originadas pela deficiente manutenção da espessura do carvão protector do fornilho. Quando em excesso, o carvão deve de ser nivelado uma vez que a dilatação da madeira e do carvão são diferentes.
A espessura normal deve de ser três milímetros para for- nilho grande, dois milímetros para um médio e um milímetro para cachimbos pequenos.

GBD - Ganneval, Bondier e Domiger foram os fabricantes de cachimbos em espuma do mar em França durante a Belle Époque.
Em Paris existiam 80 escultores em 2 estabelecimentos, que produziam as mais belas obras em Meerschaum.

Gesso - É usado na fabricação de cachimbos.
Muitos fumadores destes cachimbos, consideram ser um material de boa qualidade.


Granitado - As rugosidades na madeira de alguns cachimbos tentando imitar o natural rugoso feito pela terra nas raízes, é feito habitualmente por fortes jactos de areia ou com frezes especiais, que encobrem por vezes pequenos defeitos exteriores dos vasos.


Grão - É a apresentação da textura da madeira de urze, pela qual é avaliada a qualidade.

Havana - Tabaco cubano.

Herbe à la Reine - Apelido da planta milagrosa do tabaco, também chamada Medicée ou Cathernaire em homenagem a Catarina de Médicis, grande impulsionadora desta planta, considerada medicinal na época.

Hermafrodita - A planta do tabaco é hermafrodita.

Hookah - Tipo de cachimbo de água usado no Oriente.

Hungria - País onde se produziram os melhores cachimbos de meerschaum. Até 1937 os judeus criaram alí verdadeiras obras de arte.

Idade - O tempo ideal de repouso do tabaco antes da sua comercialização não deverá ser inferior a dois anos.

Índios - Os índios americanos, ao que se sabe, terão sido os causadores da vinda do costume de fumar tabaco com cachimbo para a Europa.
Cristóvão Colombo, aparece conjuntamente com os seus marinheiros, como os introdutores deste costume na Europa, continuando depois também os portugueses a sua dessiminação pelo Mundo fora no acto das Descobertas.

Jacto de areia - O granitado de alguns cachimbos é feito com jacto de areia para avivar as fibras da madeira.

Jar - Em inglês, o mesmo que pote de tabaco.

Jean Nicot - Embaixador da França em Portugal, grande impulsionador do tabaco como erva miraculosa, tendo o seu nome originado o nome científico de “nicotina”.

Jinga de
Ndongo - Rainha de um reino da Africa Ocidental, no sec. XVII, que fumava tabaco em cachimbo. Ao que consta, praticava canibalismo e sacrifícios humanos.

Kallian - Tipo de cachimbo característico da Turquia e Pérsia.

Kentucky - Este tipo de tabaco é cultivado no estado norte-americano com o mesmo nome. Sendo muito forte, é utilizado como aditivo em misturas para cachimbo.

Kummer - Indica-se como presumível inventor e construtor do cachimbo de espuma do mar.

Laranja/limão - Pode-se vazar na bolsa de tabaco, uma ou duas gotas do suco destes frutos, para conservar a humidade.

Lasioderma Serricone - É um insecto que aprecia muito as folhas de tabaco, provocando a sua acentuada destruição quando se encontra armazenado.

Latakia - Tabaco de forte aroma e preço elevado, muito usado em misturas de tabaco para cachimbo.
Tem o nome de uma cidade da Síria, cultivando-se actualmente na Turquia e no Norte de Chipre. É curado com fogo de pinheiro.

Lentille - Em francês, o mesmo que apoio dental.

Licor - Bebida alcoolica adicionada pelos fabricantes de alguns tabacos para cachimbo.

Ligador - Extensão do vaso para receber a boquilha, normalmente do mesmo material do fornilho. Existem também ligadores com adaptações de plástico ou mesmo metálicos.

Ligador estalado - Aplica-se um casquilho interior (por vezes roscado) quando está muito perto do vaso, ou um casquilho simples no local do espigão. Usam-se também anilhas exteriores.

Limpeza - Existem produtos para a limpeza e conservação do cachimbo, no entanto parece-nos sempre não resultarem muito bem. A melhor forma será sempre recorrer aos técnicos especializados, que dispoem de ferramentas mais qualificadas.

Liso - Cachimbo em que a madeira não tem defeitos, muitas vezes na côr natural, apenas encerada deixando ver o desenho natural das fibras, especialmente o sempre belo olho de perdiz.
Quando a madeira não é bonita ou tem defeitos, os fabricantes ocultam-na com vernizes, tintas, ou granitam.

Lucite - Nome dado ao acrílico da Dupont, para fabrico de boquilhas.

Luvas - Alguns escritores bibliográficos do cachimbo são de opinião de que se devia usar luvas quando se fuma cachimbos de meerschaum, para não deixar marcas de sujidade nos mesmos.

Madeiras - Mestre José Cardador usava especialmente na fabricação dos seus cachimbos, madeiras de laranjeira, buxo e azinho,depois de as ferver durante algumas horas, em água e sal.

Magnesite - Hidrato de Magnésio, cuja formula quimica é
H4 Mg3 S13 O10, o mesmo que espuma do mar.
Trata-se de um sedimento da era secundária/ terciária que aparece nas regiões da Ásia Menor, a setenta ou oitenta metros de profundidade, ou mesmo flutuando nas águas do mar junto à costa. Actualmente já se fabrica esta substância sintéticamente.

Maias - Foram encontrados vestígios de que os Maias já fumavam cachimbo no templo de Palanque, no México, através de uma inscrição na pedra, mostrando o que parece ser um fumador de cachimbo.

Manipulação - Os fabricantes de tabacos manipulam os sabores para cativarem os fumadores, juntando-lhe um teor mais alto de nicotina, afim de prender os compradores às suas marcas.

Manuel Bernardes - Artesão do Barreiro, reparador de cachimbos que trabalhava com José Cardador na abertura dos fornilhos e construção das boquilhas dos seus cachimbos artísticos.

Marcas de cachimbos - Hardcastle, Pleben Holm, George Jensen, Jobey Kaywoodie, Keyser Hygienic Pipe Loewe, Larsen, Lorenzo, Peterson, Savinelli, Stanwell e muitos outros.

Marrocos - Importante fornecedor de urze para fabricação de cachimbos.

Maryland - Tipo de tabaco utilizado nas misturas.

Mascar - Outrora o tabaco era mascado como uma pastilha elástica.

Mascar - Forma antiga de utilizar o tabaco, mastigando-o na boca e expelindo-o de seguida.

Maturação - É a fase que atravessa o tabaco depois de destilado no fornilho até que entra na boca do fumador e este aprecia os seus aromas.

Mauro Armellini - Fabricante italiano de cachimbos.

Meerschaum - É o resultado da fossilização de micro organismos que ficaram enterradas na época terciária, transformando-se em minerais.

Meerschaum
the Missouri - Este baptismo é proveniente do cachimbo de “carolo de milho” também chamado de corn-cob.

Meerschaum
Humidificador - Um pedaço de espuma do mar pode ser utilizado como humidificador, mergulhando-o numa bebida alcoolica e depositando-o na bolsa do tabaco.

Mel - A única substância com que se aconselha a untar o interior do forno, a quando do início da carbonização do mesmo.

Metacrilato - Material plástico usado na fabricação de boquilhas.

Mild - Variedade de tabaco que não contém muita nicotina.

Mistura - Composto de várias qualidades de tabaco para utilizar no cachimbo, com as mais sofisticadas misturas, feitas pelo fabricante. São ainda aplicadas essências e bebidas para lhes darem diversos aromas e sabores. Em alguns países, o tabaco é vendido a retalho para que o fumador faça a mistura a gosto.

Mordente - Extremo da boquilha onde o fumador fixa os dentes para segurar o cachimbo.

Nairobi - Local onde existem minas de meerschaum.

Narghilé - Cachimbo que utiliza um depósito de água para filtrar e arrefecer o fumo, permitindo ser fumado por mais do que um fumador, com diversas boquilhas.

Nargileh - O mesmo que narghilé.

Nariz - Ao contrário dos cigarros, o cachimbo permite que se inale pelo nariz o fumo proveniente da destilação do tabaco. Assim, os odores naturais do tabaco são aspirados juntamente com os provenientes das essências misturadas como sejam: cacau, baunilha, rum, whisky, e muitos outros.


Nicotiana Tabacum - Nome cientifico da planta do tabaco.

Nicotiene - Na obra “Historia Plantarum” de Delachamp, 1586, este deu o nome de nicotiene, à planta do tabaco, em honra de Jean Nicote, sedo nicotiana tabacum o seu nome cientifico.

Nicotina - Ingrediente activo do tabaco, derivado do nome Jean Nicot.

Nicotiniana - Nome cientifico da planta do tabaco, que se subdivide em Rústica e Tabacum. A Nicotiniana Tabacum é a mais usada nos lotes mundiais, sendo a Rústica, usada na América do Norte.
Jean Nicot, embaixador de França em Portugal, foi o seu grande impulsionador como remédio importante para as maleitas existentes. A nicotina teve nesta época o seu período aúreo como medicamento.

Odor - Pelo odor , e com auxílio de medidores pode-se conhecer o estado de cura do tabaco.

Óleo - Uma forma de conservar o brilho no cachimbo que alguns fumadores preconizam, é a utilização do óleo da nossa pele, isto é fazendo roçar o cachimbo junto à testa e nariz.

Olho de Perdiz - Quando as fibras da madeira apresentam o mesmo desenho que a perdiz tem na cabeça junto aos olhos, diz-se que a madeira tem olho de perdiz, ou olho de pássaro.

Oliveira - Madeira utilizada na fabricação de cachimbos.

Operações - Um cachimbo de boa qualidade chega a necessitar de mais de 60 operações até ao seu acabamento final.

Oriental Water Pipe - O conhecido Nargileh, de origem indiana, é o favorito dos turcos, onde é usado com tabaco, aloé, folhas de rosa e haxixe entre outras ervas.

Osso de albatroz - O osso da perna do albatroz tem sido usado pela B.C como extensão entre a boquilha e o ligador do fornilho.

Oxidação - É vulgar as boquilhas oxidarem devido à sua composição, especialmente o enxofre.

Ozono - Máquinas de ozono são usadas para destruírem os parasitas nos armazéns do tabaco, sob a forma de fumigação.

Pacific Briar Company - Companhia americana que começou a plantar urze na América, na segunda guerra mundial, por não poder importar da Europa. As plantações decorriam na montanha de Sta. Cruz, na Califórnia. No entanto, a sua qualidade era muito má.

Papa Inocêncio X - Este papa proibiu o acto de fumar tabaco aos católicos, no sec. XVII.

Paz - O cachimbo calumet era utilizado pelos indios, passando-o de mão em mão nas reuniões em que se fazia a paz.

Pear - Cachimbo em forma de pera.

Perique - Tipo de tabaco utilizado para rapé, cultivado pela 1ª vez por volta de 1800 no delta do Misissipi, na Louisiana. É misturado com polpa de frutas e permanece em cubas durante 8 a 10 meses. É um tabaco utilizado também em misturas caras.

Peterson - Charles Peterson foi o construtor destes cachimbos com o mesmo nome. Tem duas caracteristicas diferentes dos habituais. A boquilha dirige o fumo para o céu da boca do fumador e tem uma câmara interior par depósito da condensação.

Pinus Sucanifer - Arvore cuja resina fossilizada dá lugar ao ambar. Crescia no Norte da Europa na epoca terciária, à cerca de 50 milhões de anos. A resina escorria destas arvores, e no trajecto até ao solo arrastava consigo insectos que ficaram petrificados no seu interior.

Pipesmoker - Em inglês, fumador de cachimbo.

Piteira - Em brasileiro, o mesmo que boquilha.

Plástico - Actualmente aparece na fabricação de algumas boquilhas para cachimbo.

Plástico acrílico - Material de que são feitas as boquilhas de cachimbos actualmente.

Plexiglass - Nome dado ao acrílico para fabricação de boquilhas

Pochette - Bolsa para guardar o tabaco, normalmente revestida de material impermeável, para o tabaco não perder a sua humidade.

Polimento - Acção que se exerce sobre o ebonite para lhe dar brilho, trabalho que é executado numa roda de pano com um sabão especial. A sua cor acastanhada antes do polimento deve-se a ter na sua constituição borracha e enxofre.As boquilhas oxidadas só voltam ao seu estado anterior se polidas à maquina.

Porcelana - Substância de que são feitos muitos cachimbos nos paises Nórdicos. Foi uma das primeiras substâncias a ser usada na fabricação de cachimbos. O seu incremento foi no sec. XVIII e XIX com belas decorações artisticas.

Pote
humidificador - No mercado, por vezes existem potes com humidificador, mas caso não encontre, pode-se prender na tampa um pouco de esponja que se humedece de vez em quando com uma bebida alcoolica.

Pouch - Em inglês, bolsa para tabaco de cachimbo.

Pré-carbonização - Alguns cachimbos são actualmente pré-carbonizados na fábrica.

Pyrolit - Material de que se construiram alguns cachimbos na América, à base de carbono.

Racine de bruyère - Em francês, o mesmo que raiz de urze.

Raios Beta - Utilizados na India para destruição dos parasitas no tabaco armazenado.

Rapé - Tabaco preparado para introduzir no nariz, afim de ser inalado.

Raul de Oliveira Feijão - Médico e Botânico, no seu livro “Elucidário Fitológico,” do Instituto Botânico de Lisboa, 1963, afirma:”(...)o cozimento das folha, sementes ou raízes do tabaco, pode ser aplicado em clister nos casos de apoplexia, cólicas graves para expulsar lombrigas, em loções contra a sarna e diversas infecções parasitárias, assim como maçerado em alcool como analgésico para o reumatismo(...)”. Encontramos assim na vasta literatura sobre o tabaco, a sua aplicação contra muitas maleitas.

Ream - Palavra inglesa que significa a acção de remover o carvão do cachimbo.

Reamer - Em inglês, o mesmo que descarbonizador.

Red Virgínia - É, como o nome nos diz, oriundo da Virgínia, na América.

Regulador de tiragem - Se compararmos o forno de um cachimbo com um fogão a lenha, sabemos que existe neste uma janela para diminuir ou não a combustão. No cachimbo, esse trabalho é feito por nós com o auxílio do calcador.

Respigar - Trabalho de adaptação de um novo espigão na boquilha. Esta é a avaria mais frequente, provocada pela queda.

Retardante - Produto usado no cozimento da madeira para retardar a chama.

Revestimento - Usámos pela primeira vez um revestimento calcário para a reparação de fornilhos danificados em Portugal.

Ritual - Um dos rituais usados pelos índios americanos nas diferentes tribos, era o de se sentarem em circulo e fumarem um único cachimbo, oferecendo depois as cinzas aos Deuses numa cerimónia religiosa. Para festejarem as suas vitorias sobre os brancos fumavam os seus cachimbos Tomahawk, bem como para pedirem chuva para as suas culturas .

Rolhas de cortiça - Para quem não sabe, José Cardador, artesão de cachimbos, fabricava rolhas de cortiça antes de se dedicar à construção de cachimbos.

Rugoso - Sucalcos feitos no fornilho natural ou artificialmente. O efeito natural é aquele que a madeira trás da terra, o artificial é feito à maquina com frezas ou com jacto de areia. O rugoso da madeira provoca um melhor arrefecimento do cachimbo devido a um maior contacto com o ar.

Sabugueiro - Madeira utilizada para fabricar cachimbos.

Salvatore Amorelli - Fabricante italiano de cachimbos.

SandBlast - Acabamento fino do exterior do fornilho, fazendo com que se vejam os magnificos veios e grão da madeira.

Sardenha - Região de Itália onde cresce uma das melhores urzes do mundo.

Savinelli - Empresa de fabricação de cachimbos fundada em 1876 por Achille Savinelli.

Scopa arborea - Em italiano, o mesmo que urze. Também se usa os termos Scoponi-da-Bosca ou Stipa.

Sea Coral - Tipo de granitado em cachimbos.

Sea Foam - Nome por que também é conhecido o meerschaum.

Secagem - Este trabalho juntava nos velhos tempos os agricultores do tabaco ao redor do fogo onde se secavam as folhas, cantando e tocando pela noite fora.
Hoje, este método está ultrapassado pela mecanização, com temperaturas controladas e que nos dão um final de secagem com uma côr de folha uniforme e bela.

Selecção - A vistoria após os trabalhos de fabricação inicial determina a qualidade e o preço do cachimbo. No caso de não passarem nesta inspecção são desviados para a secção de cachimbos de segunda escolha. Alguns terão então de ser betumados, pintados ou envernizados.

Sem carbonização - Os cachimbos de meerschaum e de argila não precisam de ser carbonizados, processo apenas necessário para defesa da madeira.

Serenidade - Aquilo que se atinge quando fumamos um cachimbo.

Sèvres - Porcelana de Sèvres, uma das mais famosas famílias de fabricantes, também fabricante de cachimbos em França.

Sherlock Holmes - Grande escritor de literatura policial, favorito do cachimbo como utensílio da actividade espiritual e mental na descoberta dos intrincados problemas criminais.

Sicília - Região de Itália onde cresce uma das melhores urzes para construção de cachimbos.

Silicato de magnésio - Entra na composição da espuma do mar.

Sir Walter
Raleigh - Célebre pirata, foi um dos primeiros a introduzir o cultivo commercial do tabaco, e a introduzir o cachimbo em Inglaterra. Foi ele que influenciou a rainha Isabel I a fumar cachimbo. Embora não tenha apreciado muito, permitiu o seu uso na Côrte.
No entanto a rainha Vitória viria a proibir o seu uso, três séculos depois.

St.-Claude - Província francesa, com a maior indústria mundial do cachimbo.

Standard - Não é possível criar uma medida standard na fabricação de cachimbos, porque normalmente não existem componentes iguais.

Tabaco - A planta do tabaco foi considerada inicialmente como uma planta medicinal na Europa e usada para o tratamento da asma, tosse convulsa, doenças intestinais, como calmante, etc.
Tornou-se também um fenómeno cultural e de etiqueta, além de um óptimo promotor de receitas fiscais para os países produtores. Actualmente, é considerado um calmante da sociedade embora se proclamem os seus malefícios para a saúde.

Tabaktrinken - Casas para fumadores de tabaco na Áustria e Alemanha.

Tampa de Protecção - Esta tampa pode ser metálica ou não, sendo usada no cachimbo para evitar em tempo ventoso que o tabaco aceso salte do fornilho e queime o fumador. Também é usado quando se conduz um automóvel.

Tamper - Em português, o mesmo que calcador, que, como é sabido, serve para acertar o tiro no forno do cachimbo.

Tanganica - País africano onde se fabricam cachimbos de meerschaum.

Tanino - Componente da madeira que desaparece após 24 horas de cozedura.

Tchibouk - Cachimbo característico da Turquia.

Temperatura - A temperatura no interior do forno está calculada em 750/800 graus, atingindo no borrão os 900 graus.

Tenon - Em francês, o mesmo que espigão.

Tijolo - Artifício de barro, em forma de tijolo que se mergulha em bebidas alcoolicas e que se introduz na bolsa para conservar a humidade do tabaco.
Nota: Este tipo de humidificador é de minha autoria

Tipos de tabaco - Calcula-se em mais de 1000, os tipos de tabaco para cachimbo em todo o mundo.

Tiro - É a regulação, para que a combustão se realize mais ou menos devagar. É um termo muito usado nas fornalhas de queimamento de combustiveis nas nossas casas por acção de uma comporta que faz ou não entrar mais ar na combustão. Com o calcador, nós estamos a apertar o tabaco em combustão, fazendo diminuir a mistura de oxigénio e, portanto, regulando-a.

Toombak - Mistura forte de tabaco, aloés, haxixe, ópio, usado no Oriente, em cachimbos de água.

Trap - Equilibrador de temperatura usado entre a boquilha e o forno especialmente importante na anulação da condensação proveniente da mistura quando se fuma.

Tratamento da urze - Para se retirar 1 kg de ebauchons das raízes de urzes, é necessário inutilizar 4 kg. Depois faz-se a secagem, que dura 4 a 6 meses.
No entanto, artificialmente em secadores, o tempo pode ser de 4 a 6 semanas.

Trisilicato de Magnésio - Nome dado ao meerschaum ou espuma do mar ,encontrado em minas de vários países da Europa Central durante a antiguidade clássica. Era muito abundante no Mediterrâneo Oriental, na Turquia e em diversas zonas da Áustria. Desagrega-se por acção do mar devido à sua fraca densidade, aparecendo a boiar como uma espuma sólida. Os Gregos chamavam-lhe espuma do mar, e em estado puro continua a ser usada no artesanato dos países do Mediterrâneo Oriental. Nos cachimbos, é a substância mais neutra utilizada na sua fabricação no que respeita ao gosto do tabaco.

Turquia - País onde o uso de cachimbos de espuma é generalizado.

Tuyau - Em francês, o mesmo que boquilha.

Ulmeiro - Madeira que pode ser utilizada na fabricação de cachimbos.

Ureia - Um dos produtos usados no cozimento da madeira.

Urze - Planta de longa vida, chegando a durar mais de cem anos, sendo a de melhor qualidade a que permanecer enterrada mais tempo, depois da morte do arbusto, afim de largar todos os sucos e resinas.
No entanto, depois de desenterrada ainda sofre o cozimento com produtos quimicos, afim de ficar ainda mais inerte. Hoje, a sua industrialização intensiva é provocada por uma sementeira rápida, com processos de envelhecimento artificial muito rápidos.

Urze/Cachimbos - O cachimbo de urze terá aparecido na região de St. Claude por volta de 1855/58 dando lugar à fabricação de milhões de cachimbos em todo o Mundo.

Vaso - O mesmo que fornilho ou fornalha.

Venus of the sea - Nome dado também à espuma do mar.

Vidro - Usado na fabricação de depósitos de agua para purificação e arrefecimento do fumo em cachimbos colectivos ou individuais. Também existem cachimbos em vidro.

Virgínia - Tipo de tabaco americano utilizado nas misturas para tabaco de cachimbo.

Vulcanite - O mesmo que ebonite, substância plástica composta por enxofre e borracha.

Vulcanização - Processo por que passa o composto de cautchu e enxofre para dar lugar ao ebonite.

Xisto - Foram encontrados cachimbos esculpidos em xisto, com diversos motivos religiosos, répteis e outros, no Vale de Mississipi.
































Av. S. João de Deus, 23 - B 1000 Lisboa
914105657
pipehouse@vianw.pt

Assine o meu livro de visitas